Resumo

Considerando que a educação física está intimamente ligada com a promoção da saúde e para que a saúde seja promovida no âmbito escolar deve-se considerar a infraestrutura e materiais fornecidos para esta prática, este trabalho teve como objetivo investigar acerca da importância da infraestrutura da escola para a promoção da saúde através da Educação Física, analisar fatores que influenciam na atuação dos docentes da rede pública de ensino do estado de Pernambuco com pouco ou nenhum recurso, como esta problemática pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem e quais as estratégias adotadas pelos professores para contornar esta situação. A partir disso, o estudo foi desenvolvido com base na etnometodologia, através de entrevistas compostas por 3 perguntas, com 4 professores da rede de ensino municipal e estadual. O anonimato dos docentes foi mantido, as entrevistas foram feitas através do whatsapp por meio de perguntas de natureza subjetiva sobre o tema em questão. Foi observado que os problemas enfrentados pelos docentes se assemelham em muitos aspectos, como na falta de materiais, ausência de quadra poliesportiva, falta de infraestrutura para a realização de atividades diferentes das habituais. Entretanto, estas adversidades não inviabilizam a realização das aulas de Educação Física, os docentes buscam resoluções alternativas para realização da promoção da saúde, focando na cultura corporal do movimento, adaptando espaços, como sala de vídeo, corredores e refeitório. Portanto, ao procurarmos saber da real situação em que se encontrava as escolas nas quais os entrevistados trabalham, pretendemos visualizar melhor em que parâmetros esses profissionais estão inseridos para atuar. Com isso, ao analisarmos as respostas obtidas, nos deparamos com o descaso para com a profissão, uma vez que a maioria trabalha sem materiais e locais adequados, tornando necessário a total adaptação de toda a matéria para que seja possível ao menos a mínima vivência de cada assunto.

Acessar