Proposições Teórico-metodológicas Para o Trabalho com a Capoeira no Contexto do Pibid/uneb-educação Física
Por Nívia de Morais Bispo (Autor), Gleisiane de Souza Almeida Silva (Autor), Márcio dos Santos Pereira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho configura-se como uma proposição teórico-metodológica do conteúdo Capoeira para as séries finais do Ensino Fundamental, elaborada por bolsistas do Subprojeto PIBIB/UNEB-Educação Física que está inserido no contexto de uma escola da rede estadual da cidade de Alagoinhas-BA. O processo de construção da proposta se deu através de uma análise diagnóstica da escola parceira no sentido de conhecer a realidade da mesma para o planejamento das intervenções. Quanto ao desenvolvimento do conteúdo, pretendemos trabalhá-lo de forma contínua ao longo das séries, fazendo uma ponte entre o contexto em que surgiu, relacionado à escravidão, e como se configura hoje, a sua esportivização. No entanto, por ser um conteúdo novo nesse contexto escolar, é importante que os elementos históricos sejam abordados em todas as séries. A proposta embasa-se na pedagogia histórico-crítica, por isso, busca ressaltar a importância de tal conteúdo para a construção de um ser crítico capaz de entender as contradições existentes na sociedade, além de proporcionar ao aluno a vivência de outros elementos da cultura corporal que não o esporte.