Resumo


O presente trabalho configura-se como uma proposição teórico-metodológica do conteúdo Capoeira para as séries finais do Ensino Fundamental, elaborada por bolsistas do Subprojeto PIBIB/UNEB-Educação Física que está inserido no contexto de uma escola da rede estadual da cidade de Alagoinhas-BA. O processo de construção da proposta se deu através de uma análise diagnóstica da escola parceira no sentido de conhecer a realidade da mesma para o planejamento das intervenções. Quanto ao desenvolvimento do conteúdo, pretendemos trabalhá-lo de forma contínua ao longo das séries, fazendo uma ponte entre o contexto em que surgiu, relacionado à escravidão, e como se configura hoje, a sua esportivização. No entanto, por ser um conteúdo novo nesse contexto escolar, é importante que os elementos históricos sejam abordados em todas as séries. A proposta embasa-se na pedagogia histórico-crítica, por isso, busca ressaltar a importância de tal conteúdo para a construção de um ser crítico capaz de entender as contradições existentes na sociedade, além de proporcionar ao aluno a vivência de outros elementos da cultura corporal que não o esporte.
 

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