Proposições Teórico-metodológicas Para o Trabalho com a Dança no Contexto do Pibid/uneb-educação Física
Por Laís Borges Araújo (Autor), Cíntia Souza de Castro (Autor), Daniela Elias Alvim (Autor), Diego Queiroz de Oliveira (Autor), Joice Souza de Jesus (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Interessado em elucidar a importância da dança como conteúdo da Educação Física no contexto escolar e os obstáculos encontrados para a implantação do mesmo, especificamente na escola parceira do projeto PIBID/UNEB-Educação Física, bem como trazer reflexões sobre o papel do professor de Educação Física para que estes obstáculos sejam transpostos, esse artigo desenvolve-se, seguindo uma linha de abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica. Baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica, proposições teórico-metodológicas são aqui sistematizadas, a fim de enriquecer as ações pedagógicas no trato com a dança. Trata ainda dos aspectos históricos da dança e da Educação Física, afinal, entende-se que, a partir desse conhecimento ligado e transmitido pelo passado, os homens são capazes de transformar a sua própria história.