Resumo

A finalidade deste trabalho é tentar oferecer subsídios para o ensino da Ginástica na escola, através do estudo de novas tendências na área educacional, como é o caso dos “Conteúdos na Reforma”, de César Coll et all (1998). O foco principal do trabalho é traçar um paralelo com os conteúdos factais, conceituais, procedimentais e atitudinais, propostos por este autor, na área da Ginástica escolar. Redimensionando e reestruturando os conteúdos da Ginástica escolar, pretendemos poder facilitar sua compreensão e sua prática. As questões relacionadas aos objetivos e à metodologia estão, sempre, interligados aos conteúdos, portanto estas também serão brevemente levantadas. Para alcançar este objetivo, iniciamos o texto com o levantamento dos objetivos, conteúdos e métodos que envolvem o ambiente escolar e o ensino. Em seguida, fazemos um breve levantamento acerca das propostas acadêmicas emergentes, por diversos autores, desde a década de 80, e os seus reflexos na formação dos futuros profissionais e no dia-a-dia escolar. Conscientes de que estas propostas parecem não ter chego, ainda, ao universo escolar, nos remetemos ao que já foi produzido na área da Educação Física Escolar e suas respectivas críticas e reflexões. Considerada como parte ou conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, pela maioria dos autores abordados, abrimos caminho para levantar um breve histórico acerca da Ginástica, sua introdução no universo escolar brasileiro, como ela se configura fora da escola e suas tendências para a aplicação escolar. A partir de todos estes levantamentos é possível o estabelecimento de algumas propostas de conteúdo na área da Ginástica escolar, baseadas nos estudos de Coll. Este trabalho foi movido pela paixão ... Paixão por tudo que a Ginástica me proporcionou, na escola e no clube, e ainda me proporciona, no Grupo Ginástico Unicamp e nos estudos acadêmicos. Paixão pela minha profissão, por ser uma educadora. É esta constante fluidez da Ginástica pelas minhas lembranças, pelas leituras, na prática pedagógica, que tornou este texto tão especial. O objetivo deste trabalho é, portanto, tentar contribuir para que a prática da Ginástica ocorra na escola... É tentar que os alunos possam dela se apropriar para sua vida... É tentar contribuir na formação de indivíduos mais críticos e criativos... É tentar formar verdadeiros cidadãos sensíveis e felizes! 

Acessar Arquivo