Propostas de Conteúdo na Ginástica Escolar: Um Paralelo com a Teoria Decoll
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta propostafoi desenvolvida na dissertaçãode mestradoda autora, na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, no Departamento de Educação Motora. Em linhas gerais, o trabalho desenvolve duas temáticas antes de enfocar a Ginástica Escolar: Os conteúdos, objetivose métodos na Educação Física Escolar e o Universo da Ginástica (panorama histórico e contextualização na atualidade de suas diferentes manifestações), abordando as tendências nacionais e internacionais que exerceram maior influência no Brasil, e uma reflexãosobre as mesmas. Em seguida, apresenta-se uma interpretação dos estudos de César Coll et alli, na obra Conteúdos na Reforma (1998), sobre os conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, objetivando esclarecê-los e relacioná-los a área da Educação Física Escolar. Ampliada esta compreensão, encontramos o desenvolvimento do foco do trabalho: A aplicação da proposta de conteúdos de Coll para a Ginástica Escolar.