Propostas Curriculares Estaduais Para Educação Física: Uma Análise do Binômio Intencionalidade-avaliação
Por Kadja Michele Ramos Tenório (Autor), Brigida Batista Bezerra (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em Motriz v. 18, n 3, 2012. Da página 542 a 556
Resumo
Este trabalho analisou a coerência interna entre as intencionalidades e as avaliações contidas em propostas curriculares Estaduais para educação física escolar do sudeste brasileiro. Caracterizou-se como um estudo documental de abordagem qualitativa que teve como fonte dos dados as propostas curriculares disponibilizadas digitalmente. Estes foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática. Reconhecemos incoerência entre os elementos intencionalidade e avaliação, sendo estes trabalhados como partes independentes no processo de ensino-aprendizagem, exceto nas propostas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Encontramos, majoritariamente, a utilização dos termos competências e habilidades, vinculados à busca por resultados quantitativos em sistemas avaliativos no âmbito nacional, em detrimento das conquistas qualitativas no cenário educacional. Ainda que tenhamos feito análise documental acreditamos que o binômio intencionalidade-avaliação pode/deve ser melhor refletido/elaborado para que o processo/produto da aprendizagem se torne significativo para a formação do aluno e não visto apenas como números atingidos ou documentos inócuos.