Resumo

Este estudo faz parte de uma linha de pesquisa que tem como um dos objetivos a análise de artigos e livros identificados com o Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física. Neste sentido, nosso material de análise é a obra denominada Metodologia do Ensino da Educação Física (1992). Para analisar o modo de construção da obra em questão, partimos do modelo teórico construído por Lovisolo (1990), onde ele demonstra que a Educação Popular, na tentativa de emancipar as camadas populares via educação, acaba por conciliar valores no âmbito do discurso de tradições historicamente opostas, a saber: o romantismo e o iluminismo. Tal modelo parece ser adequado para analisar as propostas "críticas ou revolucionárias" no âmbito da Educação Física Escolar, já que a pedagogia de Paulo Freire inspirou e incidiu fortemente sobre estas. Podemos afirmar que a obra em tela é uma extensão das propostas de Educação Popular onde sua estruturação do ponto de vista do discurso é ambígua por tentar conciliar valores romancistas e iluministas no sentido de levar a modernidade as camadas populares. Ainda, tenta este estudo entender a obra em sua significação no campo pedagógico da Educação Física escolar, para tal faz uma análise da constituição do campo da Educação Física e a inserção da cultura corporal neste.

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