Propriedades Psicométricas do Questionário de Ambiente de Grupo (qag) Para o Contexto do Futebol e Futsal de Alto Rendimento
Por José Roberto Andrade do Nascimento Junior (Autor), Andressa Contreira Ribeiro (Autor), Caio Rosas Moreira (Autor), Gislaine Contessoto Pizzo (Autor), Vandressa Teixeira Ribeiro (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 13
Resumo
O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Questionário de Ambiente de Grupo (GEQ) para o contexto do futsal e futebol de alto rendimento. Participaram do estudo 441 atletas do sexo masculino, sendo 140 de futebol e 301 de futsal. A análise dos dados foi conduzida utilizando os testes alfa de Cronbach (α), confiabilidade composta (CC), análise fatorial confirmatória (AFC), variância extraída média e correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram que o GEQ apresentou consistência interna satisfatória (α>0,70/CC>0,70). A AFC revelou que o modelo com 16 itens apresentou ajuste adequado para atletas de futebol e futsal e a análise multigrupos apontou invariância parcial (métrica e configuracional) entre jogadores de futebol e futsal. O GEQ apresentou validade externa satisfatória com as dimensões do CART-Q (r>0,50/p<0,05). Concluiu-se que a versão do GEQ para o contexto do futebol e futsal brasileiro de alto rendimento apresentou satisfatória propriedades psicométricas.