Resumo

A disciplina Educação Física (EF) na escola tem papel fundamental na formação dos adolescentes, é plausível que adolescentes com vivências em aulas de EF tenham benefícios e uma vida mais ativa na idade adulta. Este estudo teve como objetivo analisar a importância da disciplina de Educação Física para estudantes adolescentes da rede pública de Ensino de Pernambuco. Caracteriza-se como estudo transversal, descritivo e de abrangência estadual, realizado a partir dos dados do “Projeto Atitude” cuja coleta ocorreu em 2022. A população alvo foi constituída por adolescentes matriculados nas escolas da rede pública de ensino médio do estado de Pernambuco. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário padronizado e previamente testado (GSHS), de forma autoaplicável. Para realização das análises, utilizou-se o programa SPSS, empregando procedimentos de estatística descritiva, teste do Qui-quadrado e as análises de associação conduzidas a partir da regressão logística binária (p<0,05). Apresentando amostra de 4.514 adolescentes estudantes da rede pública estadual de ensino de Pernambuco. Os resultados apontam que os adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco acreditam, em sua maioria, que a disciplina EF têm de moderada (35,1%) a alta (51,8%) importância na sua vida.

Acessar