Qual o Lugar dos Referenciais da Pedagogia do Esporte na Academia Brasileira de Treinadores?
Por Cleber Gonçalves Tamagusuku (Autor), Daniela Bento Soares (Autor), Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Autor), Laurita Marconi Schiavon (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O programa Academia Brasileira de Treinadores (ABT), do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem o objetivo de complementar a formação profissional de treinadores(as) em determinadas modalidades esportivas, como o Ciclismo. Objetivo: Analisar os conteúdos propostos pela ABT, na modalidade Ciclismo, com base nos Referenciais da Pedagogia do Esporte (MACHADO; GALATTI; PAES, 2014). Metodologia: Desenvolveu-se um estudo de caso, a partir de a)exploração do material didático oferecido e da estruturação do curso e b)percepção de um treinador-aluno do curso da ABT. Para tanto, investigou-se a 3ª edição da ABT, níveis Desenvolvimento e Aperfeiçoamento, da modalidade Ciclismo (Mountain Bike). Resultados: No nível Desenvolvimento (15 disciplinas), voltado para o treinamento de crianças e adolescentes, o Referencial Técnico-Tático é o mais priorizado (12), com incidências do Socioeducativo (6) e do Histórico-Cultural (2). Já no nível Aperfeiçoamento, todas as disciplinas são voltadas para o Técnico-Tático (14), com apenas duas delas também fazendo referência aos outros dois referenciais. Conclusões: Os resultados mostram que não há uma discussão aprofundada sobre o(a) treinador(a) como educador(a), como se entende na Pedagogia do Esporte. Ademais mostram uma escolha do IOB tradicional, e na contramão de estudos sobre a formação de treinadores no mundo. Essa escolha focaliza apenas conhecimentos pautados nos referencial técnico-táticos no nível de Aperfeiçoamento, fato que enfatiza que estudos pedagógicos estejam relacionados a criança e adolescente, ou mesmo ao esporte de base e não ao esporte profissional e de campeões olímpicos. Certamente ao especializarmos cada vez mais o atleta, os conhecimentos relacionados ao referencial técnico-tático necessitam de aprofundamento, assim como o conhecimento socioeducativo, que na ABT não aconteceu em disciplinas específicas no nível de Aperfeiçoamento. É necessário considerar o desenvolvimento pleno dos atletas em todas as faixas etárias e níveis esportivos, entendendo-os como pessoas em formação por toda a vida e a ação do esporte nesse processo