Resumo

Introdução: O programa Academia Brasileira de Treinadores (ABT), do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem o objetivo de complementar a formação profissional de treinadores(as) em determinadas modalidades esportivas, como o Ciclismo. Objetivo: Analisar os conteúdos propostos pela ABT, na modalidade Ciclismo, com base nos Referenciais da Pedagogia do Esporte (MACHADO; GALATTI; PAES, 2014). Metodologia: Desenvolveu-se um estudo de caso, a partir de a)exploração do material didático oferecido e da estruturação do curso e b)percepção de um treinador-aluno do curso da ABT. Para tanto, investigou-se a 3ª edição da ABT, níveis Desenvolvimento e Aperfeiçoamento, da modalidade Ciclismo (Mountain Bike). Resultados: No nível Desenvolvimento (15 disciplinas), voltado para o treinamento de crianças e adolescentes, o Referencial Técnico-Tático é o mais priorizado (12), com incidências do Socioeducativo (6) e do Histórico-Cultural (2). Já no nível Aperfeiçoamento, todas as disciplinas são voltadas para o Técnico-Tático (14), com apenas duas delas também fazendo referência aos outros dois referenciais. Conclusões: Os resultados mostram que não há uma discussão aprofundada sobre o(a) treinador(a) como educador(a), como se entende na Pedagogia do Esporte. Ademais mostram uma escolha do IOB tradicional, e na contramão de estudos sobre a formação de treinadores no mundo. Essa escolha focaliza apenas conhecimentos pautados nos referencial técnico-táticos no nível de Aperfeiçoamento, fato que enfatiza que estudos pedagógicos estejam relacionados a criança e adolescente, ou mesmo ao esporte de base e não ao esporte profissional e de campeões olímpicos. Certamente ao especializarmos cada vez mais o atleta, os conhecimentos relacionados ao referencial técnico-tático necessitam de aprofundamento, assim como o conhecimento socioeducativo, que na ABT não aconteceu em disciplinas específicas no nível de Aperfeiçoamento. É necessário considerar o desenvolvimento pleno dos atletas em todas as faixas etárias e níveis esportivos, entendendo-os como pessoas em formação por toda a vida e a ação do esporte nesse processo

Acessar