Resumo

Qualidade de vida pode ser entendida como a percepção dos sujeitos sobre sua posição perante a sociedade, permeada por sua cultura, valores e cotidiano e com visas ao seu objetivo e expectativas de vida, bem como as formas de pensar sobre sua vida. O presente estudo teve como objetivo geral mensurar a qualidade de vida dos servidores do Instituto Federal do Ceará – campus Quixadá quanto aos domínios psíquicos, relações sociais, físico e ambiental. A pesquisa com perfil quantitativo de corte transversal ocorreu no mês de janeiro e fevereiro de 2015, Cuja metodologia foi a de qualidade de vida WHOQOL – bref. Participaram da pesquisa 78 servidores perfazendo 100% dos servidores da instituição analisada. Cada uma das 26 questões do questionário apresenta opções de resposta em uma escala Likert de cinco pontos, onde o escore “1” indica uma pior percepção de qualidade de vida na faceta, enquanto que o escore “5” representa uma melhor percepção da mesma. As questões 3, 4 e 26, onde maiores escores indicam uma pior percepção da faceta, tiveram suas escalas invertidas para permitir comparações com os demais itens. A média dos escores de qualidade de vida do domínio físico, psicológico, relações social foram boas o domínio ambiental foi o mais regular, mas ainda mantendo um pouco na média. Os dados coletados apontam que as médias dos escores de qualidade de vida em todos os domínios são considerados boas, sendo o domínio ambiental, em todas as analises, como menor média. Mesmo diante de pouca diferença entre os servidores técnicos administrativos e os docentes, sete último apresentou-se menos satisfeito com sua qualidade de vida e suas médias de escores referentes aos domínios encontram-se na média da região de sucesso. Palavras-chave: Qualidade de Vida. Servidores. Instituto Federal do Ceará.

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