Resumo

Analisaram-se diferentes variáveis no setor do fitness devido à importância que têm sobre a fidelidade do cliente. Entre elas, destaca-se a qualidade percebida e o valor, determinantes para que um cliente tenha um comportamento positivo com a organização. No entanto, existe um deficit no estudo destas variáveis em modelos emergentes como os centros de fitness low-cost. Por isso, este trabalho teve por objetivo estudar a perceção da qualidade e o valor em clientes de centros de fitness low-cost verificando se existiam diferenças significativas quanto a características dos clientes, assim como analisar a relação entre ambas as variáveis. 8462 clientes (4303 mulheres e 4159 homens) responderam a um questionário on-line. Para a construção do questionário utilizaram-se escalas usadas em diferentes trabalhos relacionados com 8 itens para a qualidade percebida e 2 para o valor. Fez-se análise fatorial exploratória, de confiabilidade, análise da variância e regressão linear. Os principais resultados mostram que o género, a idade, a permanência, o contato com o cliente e o planeamento influem na perceção da qualidade e do valor. Estes resultados mostram a importância de uma correta gestão da qualidade bem como dos processos pelos quais os clientes poderiam ter uma perceção positiva de valor.

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