Quando o esporte-da-mídia vende sonhos E desejos: publicidade e infância na copa Do mundo da fifa/2014

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Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 173 - 186

Resumo

Há algum tempo, vem sendo de nosso interesse o estudo das relações im-
bricadas entre a cultura midiática e a Educação Física (LISBOA, 2003; 2004; 2007;

LISBOA; PIRES, 2012), especialmente, a partir do entendimento do esporte te-
le-espetáculo (BETTI, 1998) e do esporte-da-mídia (BETTI, 2001; PIRES, 2002),

no contexto das crianças escolares. Em nossa pesquisa de mestrado, intitulada
Representações do Esporte-da-Mídia na Cultura Lúdica das Crianças (LISBÔA,

2007), destacamos que o esporte retratado nos meios de comunicação não repre-
senta a totalidade de expressão deste fenômeno cultural, com alguns prejuízos

para o esporte educacional e de participação, em virtude de sua exploração es-
petacular e mercadológica subserviente aos interesses da mídia, que molda uma

visão do esporte adequada aos seus propósitos e que, extrapolando os eventos
esportivos, penetra nos mais variados programas, incluindo as publicidades.
Neste contexto, as representações do esporte-da-mídia em que se privilegia a
competitividade, o individualismo, a obediência às regras e a mercadorização,

envoltos em um discurso “positivo-funcional” do fenômeno esportivo, compar-
tilham espaço na cultura lúdica das crianças com sentidos/significados de resis-
tência e contradição, fruto de suas ressignificações e interpretações infantis que

ocorrem na ação concreta das crianças a partir das múltiplas mediações.