Integra

Leia essa história e entenda a importância da hidratação na prática de esportes

Bizorrão, Estefinho e Ricardinho não estavam entendendo nada. Eles eram os maiores craques do Atlético Jesuanense, time favorito para conquistar o campeonato infantil de futebol da cidadezinha em que moravam. O problema é que o fôlego da equipe estava curto: ela vinha jogando mal, seus jogadores erravam muitos passes e cometiam faltas além da conta. O resultado? Uma derrota de 3 a 0 para o Águas Virtuosas Futebol Clube, time que crescia cada vez mais no campeonato.

Intrigados com a derrota, nossos três craques resolvem bancar os detetives e procuram investigar os motivos do sucesso do Águas Virtuosas. Eles começam a assistir às partidas e acompanhar os treinos do rival. Qual não foi a surpresa deles ao descobrir que a rotina dos adversários era bem diferente da praticada nos treinos do Atlético…

Os aprendizes de detetives ficaram surpresos ao ver que os atletas do Águas Virtuosas tomavam muita água mineral, antes e durante os treinos e partidas. Além disso, eles se revezavam em campo: os jogadores eram substituídos a cada 20 minutos, e todos descansavam um pouco no banco. Mas o que mais surpreendeu o trio foi constatar que a equipe rival era dirigida por uma mulher! Quem seria ela?

Curioso com a história? Essa é a trama de um livro infantil recém-lançado pelo escritor e cartunista Luiz Oswaldo Rodrigues — ou simplesmente Lor, apelido como ele é melhor conhecido, formado a partir de suas iniciais. O livro conta as peripécias de nossos atletas detetives e, de quebra, ainda funciona como uma divertida aula de ciências, pois explica o que acontece com o corpo humano quando fazermos exercícios e mostra a importância de nos hidratarmos quando praticamos um esporte.

O próprio Lor, que aparece na foto ao lado, é um cientista, embora seja conhecido sobretudo pelos desenhos de humor sobre política que publica em jornais e revistas. Ele é especialista em medicina esportiva e estuda os efeitos do calor e da hidratação sobre o organismo quando praticamos exercícios. Seu livro é uma maneira de ele ensinar os temas que pesquisa em laboratório.

Agora você já deve suspeitar da identidade da técnica do Águas Virtuosas, não? Pois ela é uma professora de educação física, que ensina a seus atletas a forma mais saudável de praticar esportes. Aos poucos, descobrimos que ela manda o time tomar muita água para compensar a desidratação resultante da prática do exercício, que atrapalha a resistência física dos jogadores.

Além disso, a técnica mandava os atletas fazerem apenas um aquecimento leve antes das partidas, e recomendava treinos leves nos dias úmidos, pois nessas condições é mais difícil para o corpo manter a temperatura certa para o bom funcionamento, sobretudo quando praticamos esportes. O rodízio também é fundamental, pois exercícios demorados no calor podem aumentar muito a temperatura do corpo, sobretudo no caso das crianças.

Mas o que será que Bizorrão, Estefinho e Ricardinho farão quando descobrirem o segredo do sucesso do Águas Virtuosas? Isso nós vamos deixar para vocês mesmos descobrirem com a leitura do livro!

O segredo do Águas Virtuosas Futebol Clube
Luiz Oswaldo Rodrigues (Lor) – texto e desenhos
Belo Horizonte, 2003, Editora Lê
36 páginas – R$ 13,20

Acessar