Queimada Romana
Por Matheus Bezerra de Souza (Autor), ângela Cristina Werneck (Autor), Silvan Menezes dos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
APRESENTAÇÃO
O vídeo foi concebido dentro da disciplina de metodologia e teoria do jogo como uma proposta de avaliação. O intuito foi estabelecer uma relação entre os jogos digitais e os tradicionais e mostrar possibilidades de utilização dos jogos digitais dentro da Educação Física Escolar. Tal avaliação permitiu a união de dois acadêmicos de gerações distintas. Uma geração anos 70, não muito plugada, antenada, afeita a jogos eletrônicos; o outro, geração anos 90, plugadíssimo, antenado, apaixonado por jogos eletrônicos, surgiu o desejo de brincar, jogar e, acima de tudo, gerar, criar e/ou recriar um jogo que abrangesse o lúdico e a diversão, dinâmico e prazeroso. Desta interação, deste encontro, da permissividade saudável de trocas de informações, respeitadas as experiências de vida e os momentos históricos de ambos os autores/atores do processo criativo, decidiu-se por um JOGO denominado: "Queimada Romana". Trazendo para a prática da queimada (tradicional) elementos e regras do jogo eletrônico "Ryse Son of Rome". Com elmos e escudos confeccionados, som alto e caótico a sensação de uma batalha se instaurou em quadra as câmeras posicionadas permitiram visualizar diversas relações estabelecidas durante o jogo e puderam transmitir as sensações geradas e sentidas pelos participantes.