Questões de Gênero, Sport Education e Ensino Médio: Experiências a Partir de Um Projeto de Educação Esportiva
Por Aluízio Henrique Rocha Pires (Autor), Rafael Soares Bufalo (Autor), Thomás Augusto Parente (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Através de uma retrospectiva histórica da Educação Física escolar (EFE), percebe-se que as práticas focadas na técnica e no desempenho se tornaram segregadoras em relação aos menos habilidosos e com o gênero feminino. Com as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte há a tentativa de ruptura com esta forma de ensinar. Como alternativa, o modelo Sport Education (SE) tem como princípio promover uma experiência autêntica aos alunos e por meio de diversos papeis esportivos, valorizar a diversidade e inclusão nas aulas. Objetivo: Analisar como o SE influencia as questões de gênero presentes em aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio Metodologia: De caráter qualitativo e longitudinal, os dados foram produzidos por um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual Paulista em parceria com uma escola pública de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo por três anos (2017 a 2019). Dois instrumentos de pesquisa foram utilizados: diários de campo e grupos focais. A análise foi realizada por meio de uma técnica de pesquisa denominada de categorias de codificação. Resultados: Encontraram-se questões relacionadas ao equilíbrio entre as equipes, meninas com medo de algumas práticas esportivas, contudo, participando das aulas em outros papéis. Percebeu-se também a diferença de habilidades entre meninos e meninas, muito pela cultura esportiva de vivenciar aulas no modelo tradicional. Negativamente, os casos de desrespeito dos meninos para com as meninas foram identificados e justificados por questões biológicas. Outras problemáticas das aulas de EFE foram observadas, como a evasão e a competição excessiva. Conclusão: O SE se mostrou como uma possibilidade de inclusão das meninas, devido às características de a filiação e vivencia de diferentes papéis do cenário esportivo, que fizeram os estudantes refletirem sobre algumas questões sociais. As exclusões, uma limitação, não foram zeradas, contudo, diminuídas pelas oportunidades do modelo