Resumo
A tese tem como objetivo geral compreender o processo de formação de treinadores de futsal no Brasil a partir de diferentes contextos. O trabalho inicia com apresentação da tese e do pesquisador, em seguida trás a Introdução geral com temas sobre “O treinador esportivo na esfera mundial”; “Treinadores esportivos no Brasil e as particularidades do futsal”. A estrutura é alicerçada por um eixo conceitual comum e composta por cinco capítulos, construídos no formato de artigos científicos, que abordam o processo de formação de treinadores de futsal no Brasil a partir de diferentes contextos. O Capítulo 1 apresenta uma revisão de literatura sobre treinadores de futsal no Brasil, apresentando um caráter ainda reduzido e incipiente destas obras. No Capítulo 2, abordamos as características do ensino do futsal na escola, mostrando o destaque que a modalidade recebe neste ambiente. Foram identificadas diferentes concepções e metodologias de ensino utilizadas pelos professores, bem como uma forte ligação entre as experiências com o futsal como alunos e as práticas pedagógicas adotadas como docentes. As questões de gênero foram destacadas, evidenciando uma contradição entre a motivação para mudar o cenário e uma organização das classes escolares que promova sua manutenção. O Capítulo 3 diz respeito às disciplinas de futsal dos cursos de graduação em Educação Física, expondo que estas são embasadas prioritariamente por referenciais técnico-táticos, com marcada lacuna em relação aos elementos socioeducativos. No Capítulo 4 realizamos a construção de um questionário que permita a investigação de diferentes Programas de Formação de Treinadores (PFTs) de Larga Escala e, a partir dele, analisamos um programa de futsal em esfera nacional. Este demonstrou uma avaliação geral positiva, mas promoveu um alerta acerca do impacto que o PFT gera em seus alunos. O Capítulo 5 visou à análise de um PFT de Larga Escala promovido por uma federação estadual. O programa apresentou como identidade a valorização dos processos adequados de formação crianças e jovens no futsal, em detrimento da especialização precoce e ambiente de competição exacerbada estabelecido no estado. O PFT se encontra em fase ainda inicial de desenvolvimento, com a concepção de ensino relacionada a uma perspectiva tradicional. Há possibilidade de incremento ao impacto gerado nos treinadores egressos a partir da transição para um formato de cunho construtivista e que posicione os alunos como centro do processo de ensino. A construção da presente Tese de Doutorado permitiu perceber um contexto de formação de treinadores no Brasil caracterizado por uma série de problemáticas, com marcantes inconsistências e indefinições. Não existe um eixo comum que norteie o processo formativo dos treinadores, tampouco uma base de direcionamento que facilite o diálogo entre conhecimentos e aprendizagens provenientes dos diferentes locais ou contextos. Desta forma, não se tem um processo de formação organizado e progressivo que contribua ao desenvolvimento dos treinadores de futsal em longo prazo. Este cenário denota a carência de uma política nacional para a formação de treinadores e uma diretriz que possibilidade um caminho educacional mais consistente a esses indivíduos.