Reabilitação Pós-operatória dos Ligamentos Cruzado Anterior e Posterior - Estudo de Caso
Por Kelson Nonato Gomes da Silva (Autor), Aline Misuzaki Imoto (Autor), Moisés Cohen (Autor), Maria Stella Peccin (Autor).
Resumo
As lesões ligamentares do joelho estão entre as principais lesões ocorridas nos esportes, sendo raras as lesões combinadas dos ligamentos cruzados e estas lesões normalmente estão associadas com traumas de alta velocidade. Nesses casos a intervenção cirúrgica é necessária devido ao alto nível de instabilidade funcional.
OBJETIVO: desenvolver e aplicar um protocolo de reabilitação para pós-operatório de reconstrução dos ligamentos cruzados e registrar a evolução por meio de avaliações periódicas com questionários de função validados.
METODOLOGIA: trata-se de um relato de caso de um paciente que foi submetido à reconstrução dos ligamentos cruzados até o retorno ao esporte. Foram realizadas avaliações da capacidade funcional com o uso de questionários (Lysholm e IKDC); amplitude de movimento (goniômetro), lassidão ântero-posterior (artrômetro KT1000TM), força (dinamometria Isocinética) e análises do movimento (marcha e corrida).
CONCLUSÃO: o protocolo foi efetivo para melhorar a capacidade funcional, força e retorno seguro ao esporte.