Resumo


Objetiva-se por meio do presente texto elucidar a realidade educacional das escolas localizadas na área rural do município da Jataí - GO. Entende-se que a organização das escolas deve pautar-se nos interesses e anseios da população que ela atende. Com isso, as escolas que atendem a população camponesa devem ser organizadas, no que se refere à seleção de conteúdos, didática e proposta pedagógica, de acordo com a realidade camponesa. Nesta perspectiva, se o trabalho com a terra e com os animais é uma realidade para a população que vive em área rural, nada mais lógico que as escolas ali localizadas trabalhem os conteúdos das disciplinas português e matemática, entre outras, mas que também abordem conteúdos agronômicos, zootécnicos e veterinários. Além das disciplinas técnicas da ciência da terra, alguns conteúdos relativos à sociologia rural devem também ser abordados nessas escolas, permitindo assim que o camponês possa conhecer e refletir sobre a história de luta das populações camponesas. Os estudos de Silva (2010) e Leal e Carvalho (2009) indicam que as escolas que atendem a população camponesa no município Jataiense são escolas citadinas inseridas no meio rural. Segundo esses autores a escola localizada no campo em Jataí, segue o mesmo modelo de organização das escolas da cidade, desconsiderando assim as peculiaridades da vida do camponês. Outra consideração que pode ser feita sobre a organização dessas escolas é a respeito das suas gestões. Até no ano de 2008, a Secretaria Municipal de Educação (SME) administrava todas as escolas no campo, porém, a partir de 2009 essas escolas passaram a ser geridas por meio da gestão compartilhada entre a (SME) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE). No decorrer do texto os detalhes do convênio da gestão compartilhada serão apontados de forma mais pontual.
 

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