Resumo

O Programa Segundo Tempo é uma ação do Ministério do Esporte/Brasil que tem por finalidade democratizar o acesso de crianças, adolescentes e jovens ao Esporte Educacional. O objetivo desta pesquisa qualitativa foi analisar o reconhecimento dos materiais didáticos disponibilizados pelo Programa na percepção dos agentes envolvidos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 52 agentes do Programa, sendo 5 Coordenadores Gerais, 5 Coordenadores Pedagógicos, 21 Coordenadores de Núcleo e 21 Monitores. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e com o auxílio do software NVivo 10. A partir das entrevistas, podem-se destacar os seguintes facilitadores dos materiais didáticos: clareza e objetividade na organização dos conteúdos; entendimento dos conteúdos pelos agentes; uso efetivo dos materiais nas atividades do Programa; e aplicabilidade no cotidiano dos núcleos, o que demonstra que os materiais atendem as necessidades da comunidade. Contudo, barreiras também foram destacadas, como o descompasso no entendimento dos materiais didáticos pelos agentes do Programa, já que alguns não percebem a importância do uso do material para planejarem/aplicarem suas aulas. Conclui-se que o reconhecimento dos materiais é um processo que passa pelo entendimento da proposta e aplicabilidade para a realidade de cada comunidade atendida, percebendo que o material é apenas uma base para as ações, as quais devem transcender o que está proposto. Por isso, a importância do entendimento do material por parte de todos os agentes, para que assim o objetivo do mesmo atenda sua finalidade.

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