(Re)considerações epistemológicas sobre a educação física no Brasil a partir da cinesiologia dos Estados Unidos: um horizonte além dos epítetos
Por Juliano de Sousa (Autor), Marcos Roberto Brasil (Autor), Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo (Autor), Rafael Augusto Marques Reis (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
Este estudo discute reverberações teóricas que se destacam no campo da Educação Física (EF) no Brasil diante das discussões epistemológicas demarcadas no âmbito da EF nos EUA a partir da década de 1960, e pelas contribuições do Movimento Disciplinar e do contexto pelo qual a Cinesiologia se estabeleceu então como escopo no campo da EF americana. Foi realizada uma revisão exploratória da literatura com a seguinte questão norteadora: qual o impacto dos desenvolvimentos epistemológicos da EF norte-americana na configuração da teoria geral da EF no Brasil? Nessa perspectiva, verificamos os autores do campo brasileiro que se posicionaram sobre as ressonâncias e limites decorrentes das conjecturas do campo científico da EF nos EUA. Através desta investigação, foram destacados alguns processos de inibição pelos quais a proposta da Cinesiologia não conseguiu aumentar os reflexos no Brasil, com poucas exceções.