Resumo

Em 2020, a população mundial foi impactada pela COVID-19, o que levou a população a ressignificar as práticas de lazer. Em Natal/RN, por exemplo, bares, shopping centers, cinemas e espaços públicos como parques e até praia foram fechados, e a circulação de pessoas foi proibida. O estudo teve como objetivo compreender as possibilidades de experiências lúdicas dos estudantes antes e durante o isolamento social na pandemia da COVID-19. Esta é uma pesquisa descritiva. Foi aplicado um questionário on-line disponível através do Google Forms. O questionário incluiu questões abertas e fechadas relacionadas ao tema recreação e saúde mental em período de isolamento social. Foram recebidas 72 respostas. Os dados foram analisados ​​pela análise de conteúdo de Bardin, utilizando a técnica de análise categorial. Ao compará-las com práticas no contexto do lazer antes e durante o isolamento social, observa-se como essas práticas passaram por processos de ressignificação e adaptação. As diferenças mais marcantes foram os encontros com familiares e amigos, idas a shopping centers e praias, seguidas de idas ao cinema. Durante o período de isolamento, destaca-se o aumento do consumo de Internet, seguido de filmes e séries e de ouvir música. Ressalta-se que as condições de moradia, os aspectos socioeconômicos, as relações familiares, entre outros fatores, podem impactar diretamente nas oportunidades de lazer acessíveis e na forma como essas práticas foram vivenciadas pelos estudantes durante o período de isolamento social. 

Referências

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