Recreação e Lazer nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física no Brasil
Por Fernando Resende Cavalcante (Autor), Oromar Augusto dos Santos Nascimento (Autor), Ari Lazzarotti Filho (Autor).
Em Minka, n 3, 2021. Da página 45 a -
Resumo
INTRODUÇÃO
A recreação e o lazer têm relação histórica com a Educação Física brasileira (EF), notadamente pelas experiências institucionais recreativas, no Brasil do início do século XX, caracterizadas como atividades de recreação a fim de preencher o tempo de lazer das crianças, adolescentes, adultos e idosos (Gomes, 2003; Gomes & Elizalde, 2012; Serejo et al., 2017) Internamente a essas iniciativas, havia a oferta de diversas práticas corporais tais como ginásticas, jogos, brincadeiras e esportes, cabendo aos egressos de EF atuar com essas práticas, o que impactou na entrada da recreação e do lazer na formação. Não por acaso, esses termos passaram a constar nos currículos que compunham os cursos de EF vigentes na segunda metade do século XX, com disciplinas denominadas “recreação” (Serejo et al., 2017) e posteriormente “lazer” (Serejo & Isayama, 2018, 2019).
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