Refletindo Sobre o Ensino Superior: a Proposta de Docência Orientada na Percepção dos Estudantes da Licenciatura em Educação Física
Por Patric Paludett Flores (Autor), Carla Prado Kronbauer (Autor), Clairton Balbueno Contreira (Autor), Haury Temp (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2013.
Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar a percepção dos estudantes de Educação Física, em relação à docência e a docência orientada compartilhada de mestrandos como professores de ensino superior. Esta pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa do tipo estudo de caso, onde 29 estudantes da licenciatura (CEFD/UFSM) responderam a um questionário. Pode-se identificar que, aos olhos dos estudantes, essa atuação possui um papel fundamental para o desenvolvimento profissional desses mestrandos, bem como que a proposta das intervenções contribuiu de maneira positiva no decorrer das aulas. Sendo assim, ressaltamos o papel que a disciplina de docência orientada tem como espaço de formação de professores de ensino superior e a importância de iniciativas inovadoras nos cursos de formação docente