Reflexões Sobre a Prática Como Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão
Por Raffaelle Andressa dos Santos Araujo (Autor), Meirecele Calíope Leitinho (Autor).
Em Motrivivência v. 26, n 43, 2014. Da página 89 a 103
Resumo
Neste estudo, analisamos a Prática como Componente Curricular (PCC) no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compreendida no currículo como espaço de articulação das dimensões teórica- prática na formação profissional. Optamos pelo estudo de caso, utilizando como coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento estruturado dos professores e alunos deste Curso. Os resultados apontaram que a PCC não está desenvolvida tal como proposto em seu Projeto Pedagógico. Conclusivamente, essas dificuldades envolvem processos formativos específicos para os sujeitos que desenvolvem a PCC na área de Educação Física.