Reflexões Sobre a Prática Como Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão
Por Raffaelle Andressa dos Santos Araujo Meirecele Calíope Leitinho
Em Motrivivência v. 26, n 43, 2014. Da página 89 a 103
Publicado em: 1 de Janeiro de 2000
Resumo
Neste estudo, analisamos a Prática como Componente Curricular (PCC) no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compreendida no currículo como espaço de articulação das dimensões teórica- prática na formação profissional. Optamos pelo estudo de caso, utilizando como coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento estruturado dos professores e alunos deste Curso. Os resultados apontaram que a PCC não está desenvolvida tal como proposto em seu Projeto Pedagógico. Conclusivamente, essas dificuldades envolvem processos formativos específicos para os sujeitos que desenvolvem a PCC na área de Educação Física.