Reflexões Sobre a Produção do Conhecimento em Educação Física e Ciências do Esporte
Por Vicente Molina Neto (Autor), Maria Cecília Camargo Günther (Autor), Fabiano Bossle (Autor), Rosane Maria Kreusburg Molina (Autor), Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 28, n 1, 2006. Da página 145 a 165
Resumo
Efetivamos neste texto uma reflexão sobre a produção do conhecimento ante a complexidade da educação física/ciências do esporte no Brasil. Partindo de cinco hipóteses de trabalho, abordamos o papel do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no contexto da produção de conhecimento nesse campo de saber. Para construir essa abordagem, revisamos a bibliografia específica sobre o tema, as teses de doutorado produzidas nos últimos cinco anos nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em educação física brasileiros e as dissertações de mestrado de um desses PPGs. Relacionamos essas informações com documentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre as bolsas de produtividade em pesquisa e com os trabalhos científicos apresentados nos três últimos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte. Tais procedimentos nos permitiram: a) identificar modelos teórico-metodológicos a partir dos quais a comunidade científica da educação física produz conhecimento; e b) compreender pontos de convergência e divergência entre a produção científica legitimada por aquela sociedade científica e a produção estimulada pelas instituições nacionais de fomento à pesquisa científica.