Relação da Educação Física e as disciplinas da área de Linguagens no Desenvolvimento das Competências Socioemocionais
Por Jose Airton Pontes Jr (Autor), Luciano Nery Ferreira Filho (Autor), Jose Airton Pontes Jr (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
As Escolas de Educação em Tempo Integral (EEMTI) possuem, em 2022, mais de 30% do parque escolar da rede pública estadual cearense. No currículo dessas escolas, há uma série de disciplinas que objetivam o desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, os professores que ministram as disciplinas cognitivas possuem parte da sua carga horária no ensino das disciplinas socioemocionais, o que nos leva a indicação: qual a influência do ensino das disciplinas cognitivas no ensino das disciplinas socioemocionais? O estudo tem como objetivo geral identificar a influência do ensino da disciplina de educação física e da área de linguagens e códigos no desenvolvimento das competências socioemocionais. Foram realizadas entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado com nove professores das EEMTI de diferentes áreas do conhecimento. O roteiro buscou, dentre outras informações, perceber como o ensino das disciplinas da Base Comum, em especial a Educação Física, da área de Linguagens e Códigos, influencia no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os dados coletados, de natureza qualitativa, identificaram que os professores das disciplinas da área de Linguagens e Códigos percebem que o ensino de todas as disciplinas componentes dessa área (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes), contribuem positivamente no ensino das disciplinas de natureza socioemocional. Em especial, a disciplina de Educação Física, pela metodologia de trabalho coletivo de forma teórica e prática própria da disciplina, ajuda na maior integração entre docentes e discentes, o que potencializa a aproximação necessária entre esses sujeitos no desenvolvimento das competências socioemocionais. O currículo das EEMTI traz o desafio do desenvolvimento das competências socioemocionais. A partir disso é importante ressaltar que os dados da pesquisa qualitativa revelou que o ensino das disciplinas da área de linguagens e códigos e em especial da disciplina de Educação Física contribuem positivamente para o desenvolvimento das competências socioemocionais em virtude de tal da primeira favorecer a aproximação entre professores e alunos. A pesquisa apresentada serve de caminho para um campo de pesquisa mais amplo que certamente dará respostas que aprimorarão o ensino das competências cognitivas e socioemocionais melhorando a aprendizagem dos alunos.