Relação do Número de Repetições e Percentual de Uma Repetição Máxima em Adolescentes Destreinados
Por Christiane Aparecida da Silva (Autor), Amanda Silva Miranda (Autor), Andressa Gomes Neves (Autor), Tamires Aparecida Reis (Autor), João Guilherme Vieira da Silva (Autor), Marcelo Ricardo Dias (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: A implementação do treinamento resistido na adolescência é reconhecidamente um método seguro e eficaz desde que sejam seguidas as recomendações apropriadas. Dessa forma devemos manipular as variáveis que envolvem o treinamento resistido para que possamos obter os melhores resultados. OBJETIVO: Comparar o número de repetições alcançadas a 60 e 80% de 1RM entre os exercícios leg press e supino sentado. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 11 adolescentes (15,4 ± 1,0 anos;65,6 ± 10,8 kg; 1,76 ± 0,07 cm), do sexo masculino, destreinados em treinamento resistido. Um teste de 1RM foi realizado para verificar a força máxima no leg press e no supino sentado. Em seguida (após 48-72 horas), a amostra realizou os procedimentos experimentais, na qual se fez uma série para o máximo de repetições com diferentes cargas, de forma randomizada, a 60% e 80% de 1RM. Foi respeitado o intervalo de 10 minutos entre os exercícios. A ordem dos exercícios respeitou a mesma ordem do teste de 1RM.
RESULTADOS: Não houve diferença significativa do número de repetições entre o leg press inclinado e supino sentado a 60% (p= 0,474) e 80% (p=0,854) de 1RM. O tamanho do efeito (TE) entre os exercícios foi pequeno em ambas as cargas (TE ≤ 0,3). CONCLUSÃO: Os resultados do presente estudo mostraram que os adolescentes não realizaram mais repetições no leg press quando comparado com o mesmo percentual no supino sentado.