Relação Entre Autoconfiança, Estresse Percebido, Reações Fisiológicas Ao Estresse e o Desempenho de Atletas
Por Birgit Keller (Autor), Fábio Heitor Alves Okazaki (Autor), Hinaiana dos Santos Machado (Autor), Elen Dalquano (Autor), Sérgio dos Santos (Autor), Ricardo Weigert Coelho (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: O estresse é uma combinação ou situações que uma pessoa percebe como ameaçadoras e causam ansiedade, e quando o indivíduo é incapaz de lidar com estas situações, muitas vezes leva ao fracasso. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a autoconfiança, o estresse percebido, os sintomas de estresse e o desempenho dos atletas de Luta Olímpica (Wrestling) participantes da Copa Brasil Internacional 2005. Material e Método: A amostra foi composta de 32 lutadores do estilo Livre e Greco Romano de diferentes categorias de peso, do sexo masculino com idade média de 24,03 (SD=4,30) anos. Na coleta de dados foram utilizados inventários para diagnosticar: a autoconfiança (TUTKO & TOSI, 1976), o estresse percebido (COHEN & WILLIAMSON, 1988) e reações fisiológicas do estresse (GREENBERG, 2002) e o desempenho foi determinado a partir da classificação final de cada atleta na competição. Para análise estatística foi empregada a Correlação de Spearman com nível de significância de p<0,05.
Resultados: Os valores médios da autoconfiança, estresse percebido e reações fisiológicas ao estresse foram de 23,66 (SD=3,30), 36,31 (SD=6,32) e 68,62 (SD=16,78), respectivamente. A autoconfiança apresentada pelos atletas foi baixa, o estresse percebido alto e as reações fisiológicas baixas. Na correlação houve significância entre sintomas de estresse e estresse percebido (r=0,45) e correlação negativa entre estresse percebido e autoconfiança (r=-0,38). Estes resultados mostram um aumento linear entre a percepção e as reações fisiológicas ao estresse durante a competição e que conforme aumenta a percepção do estresse diminui a autoconfiança do lutador. Conclusões: Conclui-se que apesar de haver associação entre a autoconfiança, o estresse percebido e as reações fisiológicas ao estresse, estes não estão relacionados ao desempenho na competição