Relação Entre Capacidade Funcional, Força e Flexibilidade de Membros Inferiores de Idosas Praticantes de Exercício Físico
Por Andréa Krüger Gonçalves (Autor), Jonathan de Carvalho Lima Cardoso (Autor), Mariane Goettert Martins (Autor), Adriane Ribeiro Teixeira (Autor), Cintia de La Rocha Freitas (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a força e a flexibilidade de membros inferiores e a capacidade funcional de idosas praticantes de exercício físico. A pesquisa foi descritiva e a amostra composta por 20 pessoas com idades entre 60 e 80 anos, sendo todas mulheres praticantes de exercício físico num projeto de extensão universitária. Os instrumentos utilizados foram o domínio capacidade funcional-CF do SF-36 e os testes de flexibilidade de membros inferiores e força de membros inferiores da bateria de Rikli e Jones. Os resultados foram analisados a partir da estatística descritiva e do teste de correlação de Pearson para verificar a associação entre a variável CF e as variáveis de aptidão física. Os resultados indicaram valores elevados em todas as variáveis a partir da comparação com outros estudos, sendo que houve correlação positiva significativa entre o domínio CF e a flexibilidade de membros inferiores. As três variáveis avaliadas na pesquisa indicaram valores positivos na amostra, podendo ser inferido que a capacidade funcional, a flexibilidade de membros inferiores e a força de membros inferiores possuem a mesma tendência.