Resumo

Introdução: A inteligência emocional é extremamente relevante para o desempenho de atletas tanto de alto rendimento, quanto para atletas iniciantes e amadores, pois ajuda a controlar o nervosismo e contornar situações, levando o praticante a atingir uma melhor performance. Objetivo: Verificar a relação entre escore de competência emocional, idade e tempo de prática, em atletas de diferentes esportes. Métodos: Foram coletados dados de 38 sujeitos, atletas das modalidades de basquetebol, voleibol e tênis, com idade entre 10 a 16 anos da cidade de Curitiba. Para a avaliação de competência emocional foi utilizado o teste Emotional Quotient (EQ-MAP®) com ênfase nas escalas de intencionalidade, criatividade, resiliência, relações interpessoais e insatisfação construtiva. Nesta pesquisa foi utilizado o escore final, com a somatória das escalas. As variáveis de idade e tempo de prática foram autorreportadas pelos participantes do estudo Para o tratamento estatístico foi utilizado o softwareSPSS 21.0, utilizando dos testes de correlação e ANOVA com Post Hoc de Scheffe, assumindo o nível de significância em 0,05. Resultados: Pode-se verificar uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados (p=0,001). Na comparação dos escores obtidos, por modalidade obteve-se: voleibol/tênis (p=0,001); Voleibol/basquetebol (p=0,021); Tênis/basquetebol (p=0,778). A média de escore final obtido foi de: voleibol 22,50; basquetebol 47,40; tênis 52,72. Na comparação da correlação entre as variáveis de escore emocional com idade obteve-se: basquetebol 0,119; tênis: 0,028; voleibol de 0,554. Conclusão: Conclui-se que o tênis é único esporte que há relação entre a idade e o nível de inteligência emocional, ou seja, quanto mais maduro o sujeito, maior é o seu escore emocional. Também se pode observar que a comparação entre as modalidades tênis e basquete não há significância, pois o valor é maior que 0,05.

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