Relações de Gênero em Jogos de Queimada: Diferenças de Oportunidades e Aprendizagens
Por Juliana Fagundes Jaco (Autor), Liane Aparecida Roveran Uchôga (None), Helena Altmann (Autor), Liane Aparecida Roveran Uchôga (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 14, n 2, 2015.
Resumo
Este artigo analisa, sob a perspectiva de gênero, as relações entre os sujeitos e suas formas de participação em jogos de queimada realizados em aulas de educação física do ensino fundamental II de quatro escolas públicas. A pesquisa consistiu na realização de observações de jogos, na quantificação do número e forma de toques na bola durante os jogos e de entrevistas com estudantes. São analisados as diferentes formas de participação de meninos e meninas em jogos mistos, os fatores a elas relacionados e as relações de gênero estabelecidas nesta prática. As análises constatam desigualdades de participação entre meninos e meninas nos jogos mistos, que geram aprendizagens corporais diferenciadas para eles e elas e que, em diversos momentos, limitaram as aprendizagens das meninas.