Resumo

O interesse pela educação física no cárcere feminino surgiu ao passar pela experiência de vermos uma aluna de um curso de Licenciatura em Educação Física e estagiária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ser presa por envolvimento em um homicídio. Após o choque inicial, pudemos acompanhar a sua trajetória dentro da prisão por meio de reportagens sobre a sua atuação como professora de Educação Física e Esportes para outras detentas. Esse caminho percorrido por uma detenta que buscou através do ensino do esporte e da atividade física ressignifcar seu tempo na prisão nos leva ao propósito de aprofundar nos estudos sobre a educação física no cárcere feminino e a sua efetiva participação na reintegração das cativas à sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dessa detenta-professora de educação física e analisar os benefícios do esporte e da atividade física na vida dessas mulheres dentro do ambiente carcerário. Metodologia: A metodologia que sustenta esse relato de experiência é a pesquisa qualitativa de campo e terá como fonte a história oral através de entrevista semiestruturada a ser realizada com a detenta-professora em questão, que hoje se encontra em regime de liberdade condicional. As respostas às questões formarão um corpus que será submetido à técnica de Análise do Conteúdo, realizando uma pré-análise, a exploração do material e tratamento dos resultados. Resultados e discussões: Por se tratar de uma pesquisa em andamento, não poderemos apresentar os resultados e discussões encontrados, mas buscaremos analisarmos na perspectiva de categorias como: a importância da atividade física no cotidiano das presas; o ambiente e as condições estruturais para o desenvolvimento dessas atividades; a preocupação com a saúde; fatores que dificultam e/ou facilitam a prática da educação física; e o ensino da educação física como remição de pena.

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