Relato de Experiência Sobre a Temática Atletismo
Por J. S. C. Oliveira (Autor), R. H. Mendonça (Autor), W. G. M. Silva (Autor).
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona experiência e aperfeiçoamento aos estudantes de licenciatura nas escolas públicas de ensino básico. Uma das instituições assistidas pelo PIBID-Educação Física da UFRN, é a Escola Estadual Professor Luís da Câmara Cascudo, que contempla o ensino fundamental I, sendo a turma referenciada a do 4° ano. Localizada em um bairro de classe média baixa, tem como principais dificuldades, a falta de infraestrutura da escola, o convívio próximo com as drogas e a baixa escolaridade dos familiares dos alunos. O presente estudo teve por objetivo a sistematização das aulas de educação física tendo por embasamento teórico o livro de Palma et al (2010) e PCN (1998), especificamente no conteúdo Atletismo, explorando o desenvolvimento das capacidades físicas e as habilidades motoras. A escolha foi influenciada pela percepção de que os alunos já tinham a vivencia e poderiam desenvolver as atividades por já conhecerem, mas nunca direcionado para a área da educação física, uma vez que não tinha aulas de educação física com conteúdos sistematizados há muitos anos. Optamos por explorar o Atletismo em função de suas atividades diversificadas que estimulam os alunos e a dinâmica das atividades que não requer muitos materiais, tendo em vista as dificuldades da escola em relação aos materiais e a questão do espaço. Foram utilizadas 4 aulas com duração aproximada de 1h25min. Desenvolvemos as seguintes atividades: pula-pula dentro dos bambolês, acerte ao alvo, corrida de velocidade em curta distancia, corrida de revezamento. Além da execução das atividades (dimensão procedimental) explicamos as atividades que acontecem no atletismo, abordamos a origem, o que acontecem em cada prova e possíveis variações nas provas (dimensão conceitual), e trabalhamos a participação e o respeito ao próximo (dimensão atitudinal) com os alunos. Constatamos uma boa participação dos estudantes, apesar do receio de alguns em experimentar por medo de falhar, a colaboração com os colegas auxiliando-os nas atividades e, apesar da dificuldade inicialmente apresentada, a alegria dos estudantes ao conseguirem atingir os objetivos dos jogos.