Relato Sobre o Encontro Equoterápico Para a Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Por: Bruna Nogueira Pereira, Fabrício José de Oliveira Alves, Gabriel Pinheiro Calazans, Guilherme Gralha Martins, José Ricardo da Silva Ramos. e Vanessa Marília de Souza.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


.Resumo

APRESENTAÇÃO

Definida como um recurso terapêutico que encontra nas áreas da equitação, saúde e educação por meio de que utiliza o cavalo como agente principal, a Equoterapia, indicada para pessoas com deficiência, conquista seu espaço no cenário mundial. A abordagem pode favorecer o processo de ensino aprendizagem e a inclusão social, através das seções observadas e relatadas pelos profissionais da Equipe Interdisciplinar, constituída por profissionais de áreas de formações distintas, que buscam o atendimento específico para cada praticante, incluídos os praticantes com o Transtorno do Espectro Autista. Diante disso a Equipe do Projeto de Equoterapia Educacional da UFRRJ/CAIC Paulo Dacorso Filho promoveu um evento gratuito, de âmbito regional, denominado IV Encontro de Prática Equoterápica na Semana de Conscientização Internacional do Autismo, no dia 04 de abril de 2019, realizado no picadeiro do projeto. Durante o evento ocorreu uma roda de conversa com os pais ou responsáveis, uma roda inclusiva para atividades lúdicas e psicomotoras para promoção de lazer e, também, foram realizadas as práticas equoterápicas com os sujeitos que estavam inseridos no espectro do transtorno. Os autores declaram que os dados fornecidos ou inseridos nesse relato não violam os direitos de utilização de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, e possuem exclusiva responsabilidade legal por reclamação ou ação judicial, direta ou indiretamente, decorrente da exibição pública.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.