Relatos do Estágio Supervisionado IV em Uma Escola de Região de Fronteira do Ms
Por João Antônio da Silva Barbosa (Autor), Cristiane Paixão Passos (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
Este trabalho teve 20 aulas vivenciadas de caráter cooperativo e participativo através doEstágio Supervisionado IV, na Escola Municipal “Alameda dos Anjos”. Os processos metodológicos percorridos para essa pesquisa embasam-se em um relato de experiência. Objetivou-sedemostrar as observações perante a necessidade do professor em estar preparado para trabalhar como agente da saúde, para melhor desenvolver habilidades motoras e suas competências, tendo no esporte um meio de vida para a educação e não para a cultura do futebol. O Projeto Político Pedagógico da escola prevêqueas aulas enquanto esporte devem fazer com que os alunos entendam “a atividade física como um aspecto importante para o desenvolvimento da qualidade de vida”, oferecendo um ensino de qualidade, para formar cidadãos críticoscom efetiva participação na sociedade. Mediante ao cumprimento de estágio, notou-se que os alunos que são mais adeptos a prática de atividades físicastem melhor desempenho nas disciplinas, e esses indivíduos demostraram ter mais coordenação motora, lateralidade, noção tempo-espacial, amplitude para resolver adversidades, possuem espírito de liderança, além de serem solidários e cooperativos, comprovando assim os inúmeros benefícios que a Educação Física trás para uma melhor qualidade de vida através da prática de esportes e atividades físicas. Constatou-se que os professores dessa escola estão diretamente inseridos na formação desses cidadãos críticos e autônomos,preparando-os para fazer parte de uma sociedade mais democrática e qualificada.