Resumo

Este trabalho teve 20 aulas vivenciadas de caráter cooperativo e participativo através doEstágio Supervisionado IV, na Escola Municipal “Alameda dos Anjos”. Os processos metodológicos percorridos para essa pesquisa embasam-se em um relato de experiência. Objetivou-sedemostrar as observações perante a necessidade do professor em estar preparado para trabalhar como agente da saúde, para melhor desenvolver habilidades motoras e suas competências, tendo no esporte um meio de vida para a educação e não para a cultura do futebol. O Projeto Político Pedagógico da escola prevêqueas aulas enquanto esporte devem fazer com que os alunos entendam “a atividade física como um aspecto importante para o desenvolvimento da qualidade de vida”, oferecendo um ensino de qualidade, para formar cidadãos críticoscom efetiva participação na sociedade. Mediante ao cumprimento de estágio, notou-se que os alunos que são mais adeptos a prática de atividades físicastem melhor desempenho nas disciplinas, e esses indivíduos demostraram ter mais coordenação motora, lateralidade, noção tempo-espacial, amplitude para resolver adversidades, possuem espírito de liderança, além de serem solidários e cooperativos, comprovando assim os inúmeros benefícios que a Educação Física trás para uma melhor qualidade de vida através da prática de esportes e atividades físicas. Constatou-se que os professores dessa escola estão diretamente inseridos na formação desses cidadãos críticos e autônomos,preparando-os para fazer parte de uma sociedade mais democrática e qualificada.

Acessar