Resumo

 campanha presidencial de Bolsonaro, em 2018, com o slogan: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, revela que o Deus de Bolsonaro é cristão e cada vez mais evangélico (Almeida, 2019). Sua eleição revela, ainda, a ascensão dos evangélicos na esfera e no poder público. Os efeitos desta ascensão podem ser vistos nas escolas brasileiras, cujos estudantes e professores evangélicos são cada vez mais incisivos e impositivos em relação a suas crenças e moralidades. Alguns grupos evangélicos vêm tentando pautar as discussões e decisões escolares em seus códigos religiosos (conservadores), aumentando os conflitos sociais que envolvem as questões de gênero, racismo e intolerância religiosa. Para além destas questões, a influência da religião na escola pública afeta a tomada de decisão de professores evangélicos sobre os conteúdos e formas de abordá-los, como é o caso da dança, capoeira e outras manifestações corporais que compõem a Educação Física (EF) escolar. O objetivo desta pesquisa de doutorado é analisar se e como as crenças religiosas dos professores de EF influenciam em suas escolhas pedagógicas. Nesse sentido, a intenção é tratar do tema a partir do movimento socioeducativo denominado por Pineau (2006, p. 336-338) de “pesquisa-ação formação”, que busca oferecer aos interlocutores o poder de refletir sobre as suas próprias construções de vida. Os interlocutores da pesquisa são professores de EF do Ensino Fundamental (I e II) do município de Vitória/ES. Iniciamos a pesquisa convidando-os para um encontro de Formação Continuada em abril de 2024, ministrado pela professora orientadora dessa pesquisa, intitulado “RELIGIÃO E LAICIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR”. Após o encontro apresentamos a pesquisa e convidamos os professores a participarem. Tivemos 10 professores, de diferentes religiões e não religiosos, que aceitaram o convite. As etapas foram planejadas em duas fases de campo. A primeira delas, já realizada entre os meses de junho e agosto de 2024, compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com o intuito de reconstruir, com os/as docentes, os seus percursos biográficos. A segunda fase, da análise compreensiva reflexiva, será realizada após a sistematização e análise inicial dos dados, com o objetivo de estimular os professores a realizarem um exercício reflexivo sobre as suas narrativas de vida e sobre as experiências religiosas que atravessam suas práticas pedagógicas. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, vem apresentando dados significativos para a compreensão do fenômeno religioso e das formas como este tem influenciado e mobilizado a escola pública, bem como as relações de ensino-aprendizagem.

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