Resumo

Na década de 1970, período em que o Brasil passava por uma ditadura, o Governo Federal, por intermédio do Departamento de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação e Cultura, realizou a Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo. A referida campanha distribuía diversas peças publicitárias em escala nacional. Entre esses materiais inseria-se o jornal Podium. Buscava-se através dos meios de comunicação prescrever representações de esporte e lazer que seriam proveitosos para a criação de uma nação forte e condizente com os desígnios do regime, dessa forma, o jornal Podium foi um objeto privilegiado para observar como o governo utilizou recursos publicitários para difundir seus interesses para o povo brasileiro. Objetivou-se a partir desta pesquisa, analisar quais as representações de esporte e lazer que circularam nesse periódico. Tratando-se da metodologia para o desenvolvimento desta Dissertação, foi realizado uma revisão da literatura, dialogando com estudos que abordaram temas relacionados à História do Esporte, do Lazer e da Educação Física no período da ditadura civil-militar no Brasil e o uso de impressos como fonte e objeto, assim como apoiou-se na Análise do Discurso. As investigações realizadas possibilitaram compreender como a Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo se articulava por meio do jornal Podium para propagar uma atmosfera popular de incentivo às práticas esportivas que ela denominou de “mentalidade desportiva”.

Acessar