Resumo

Através de observações assistemáticas nota-se uma preocupação dos professores atuantes em academias para a busca de uma estética, pois os alunos/clientes ficam atentos às informações contidas em vários meios de comunicação e buscam em seus corpos um modelo estético e de saúde. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo interpretar as representações sociais de saúde e estética de profissionais de educação física que atuam em academias de ginástica. Como metodologia utilizou o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978). Onde participaram 10 professores de Educação Física, de uma academia em Copacabana no Rio de Janeiro. O critério para a seleção dos indivíduos foi de forma intencional, elegendo professores atuantes numa academia da Zona Sul do Rio de Janeiro (MINAYO, 2006). A análise dos dados foi realizada através da proposta de Bardin (1977) da análise de conteúdo, na sua vertente temática. Conclui-se que as representações de saúde para esses profissionais ficaram ancoradas na atividade física e na alimentação e objetivadas na estética corporal. A estética por sua vez ficou ancorada na modelização corporal objetivada na atividade física.

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