Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender a produção de conhecimento sobre a profissão de Educação Física, sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais. Para a realização do estudo foram seguidas 2 etapas. A primeira foi a busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Na segunda etapa foi realizada a busca por artigos no Portal de Periódicos da CAPES. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, determinados na metodologia, foram identificadas e analisadas doze (12) pesquisas sobre o objeto investigado, entre artigos, dissertações e teses. Identificou-se como características da produção acadêmica baixa frequência de estudos relacionados às RS sobre a profissão de EF, diversidade de campos de atuação e sujeitos diversos e predomínio de entrevistas e questionários para a coleta de informações. Os aspectos mais evidentes da produção acadêmico sobre a profissão de Educação Física foram as críticas à formação acadêmica, desvalorização profissional (autodesvalorização) em contraste com a valorização por outros segmentos sociais, preocupação com a postura/conduta profissional, preconceitos contra grupos específicos e diversidade de objetivos e funções da atividade profissional. Conclui-se que, a perspectiva apresentada pelas pesquisas analisadas permite uma interpretação mais ampliada da Educação Física como um fenômeno social, no sentido de identificar aspectos marcantes e que ficam em evidência nas RS sobre a profissão.

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