Representações Sociais Sobre a Educação Física na Educação Infantil
Por André da Silva Mello (Autor), Karolina Sarmento Rodrigues (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Felipe Rodrigues da Costa (Autor), Sebastião Josué Votre (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 3, 2012.
Resumo
Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. Utiliza os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.