Resumo

A partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), a presente pesquisa teve por objetivo compreender como as transformações no processo de comunicação, especificamente a internet, influenciaram as representações sociais da educação física. O corpus de estudo foram as notícias disponíveis no site UOL Saúde, no ano de 2019. Como critério de inclusão as notícias deveriam abordar, no título, assuntos relacionados à atuação do profissional de Educação Física, como esporte, exercício físico, atividade física e atividades afins. Com base na análise de conteúdo foi realizada a exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. As representações sociais são construídas e veiculadas por meio das informações que determinados grupos recebem e das trocas verbais realizadas no seu cotidiano, não é possível desvincular deste processo o papel que a internet possui na vinculação de notícias e na produção de conhecimentos sobre determinados fenômenos e objetos. Assim, definiu-se a seguinte questão norteadora: como a Educação Física está sendo representada na internet em sites de notícias? Foram identificadas vinte e quatro notícias e verificou-se as seguintes áreas de intervenção: saúde/qualidade de vida, prevenção de doenças, condicionamento físico e desempenho/performance. Com exceção de setembro, todos os meses registraram alguma notícia sobre conteúdos relacionados à Educação Física, com uma frequência maior no mês de abril. Apenas 02 notícias citaram o termo “Educação Física”. Entretanto, outros termos que estão relacionados com a área foram citados, como exercício físico, atividade física, esporte, ginástica, academia, caminhada/caminhar, dança, alongamento, treinamento, competição, musculação, corrida/correr. As fontes de informação para as notícias foram baseadas em opiniões especializadas e pesquisas acadêmicas/científicas ou ambas. Conclui-se que existem fortes indicativos de uma representação social dos sites de notícias sobre os conteúdos relacionados à Educação Física. Esta representação social está baseada na importância, valorização e recomendação da prática de exercícios físicos e atividades físicas (e atividades afins) para a saúde/qualidade de vida, prevenção de doenças, condicionamento físico e desempenho/performance. Porém, as poucas citações do profissional de Educação Física nas notícias levam a um questionamento sobre sua representação em sites de notícias, levantando novas hipóteses e necessidade de novos estudos.

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