Resistência e Coexistência: da Produção de Mercadorias à Valorização da Vida
Por Miriã Martins de Brito (Autor), Andréia Cordeiro Mecca (Autor).
Resumo
Referências
ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
BRANDÃO, C. R. Qualidade de Vida, vida de qualidade e qualidade da vida. In: BRANDÃO, C. R. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo: Contexto, 2005. p. 27-72.
CHAUÍ, M. Introdução. In: LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1999. p. 09-56.
GONÇALVES JUNIOR, L.; CORRÊA, D. A.; RODRIGUEZ-FERNÁNDEZ, J. E. Vivencia del ocio entre hombres: los juegos de bocha (São Paulo, Brasil) y bolos tradicionales (Boiro, España). Retos, v. 33, n. 1, p. 129-133, 2018.
GUAJAJARA, S. Governo Bolsonaro é o retrato da barbárie contra indígenas, por Sônia Guajajara. Jornal GGN, 18 abr. 2020. (não paginado). Disponível em: https://jornalggn.com.br/politicas-sociais/governo-bolsonaro-e-o-retrato-da-barbarie-contra-indigenas-por-sonia-guajajara/. Acesso em: 19 nov. 2020.
KAMBEBA, M. W. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020.
KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomani. 6. reimp. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAFARGUE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1999.
LEMOS, F. R. M.; GONÇALVES JUNIOR, L.; RODRIGUEZ-FERNÁNDEZ, J. E. Praxis con ociomotricidad: procesos educativos movilizados con estudiantes de pregrado en Educación Física del interior de São Paulo, Brasil. Retos, v. 38, n. 1, p. 129-133, 2020.
MARX, K. Capítulo VI inédito de o capital, resultados do processo de produção imediata. 2. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2010.
MARX, K.; ENGELS; F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K.; ENGELS; F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MUNDURUKU, D. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. Lorena: Uk’a, 2019.
PENZANI, R. O que as crianças aprendem ficando presas? A fugir. Lunetas, 02 maio 2019. Disponível em: https://lunetas.com.br/ailton-krenak. Acesso em: 19 nov. 2020.
SOUZA, J. O. C. O sistema econômico nas sociedades indígenas Guarani pré-coloniais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 8, n. 18, p. 211-253, 2002.
TABAJARA, A. Coração na aldeia, pés no mundo. Lorena: Uk’a, 2018a.
TABAJARA, A. O grão. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, v. 527, n. 1, p. 62-66, 2018b.
TURINO, C. Prefácio à edição brasileira. In: ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016. p. 13-16.