Resistência Pedagógica UFMG, Uma Experiência Possível
Por Leandro Alvarenga Oliveira (Autor), Caroline Gomes de Oliveira (Autor), Míriam Santiago Anastácio da Silva (Autor), Franklin Ribeiro Fernandes Negrão (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
APRESENTAÇÃO
O presente vídeo tem como intuito relatar a experiência na qual os estudantes de educação física da Universidade Federal de Minas gerais, tem experienciado e vivido no desenvolvimento do programa nas escolas as quais são acolhidos. Assim como narrar essa experiência de modo a dar visibilidade a essas escolas e as práticas corporais e sujeitos que a constituem enquanto um espaço múltiplo de possibilidades sociais e culturais. Dessa forma, experiência da Residência Pedagógica é um programa de formação apresentado pela Pró-reitoria de graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com apoio e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no ano de 2018. Assim o subprojeto da Educação Física, tem nos possibilitado a vivência e aproximação com o chão da escola de maneira sem igual, de forma a nos convidar a ação-reflexão da nossa formação enquanto futuros professores e professoras. Nesse processo fomos acolhidos em três escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde junto com professores que nos acompanham experimentamos as nuances e miudezas, e conhecemos e reconhecemos as particularidades desse espaço chamado escola. Portanto o presente vídeo tem o intuito de dar luz e visibilidade as escolas que nos tem acolhido nesse processo chamado tornar-se professor/professora.