Integra

PALAVRAS DA ORGANIZAÇÃO
Prezados colegas, acadêmicos, técnicos, ginastas, árbitros, pesquisadores, graduandos e pósgraduandos, todos aqueles envolvidos na Ginástica. Temos o prazer de organizar o Seminário Internacional de
Ginástica Artística e Rítmica de Competição/SIGARC 2012, que graças às experiências anteriores, e acrescido aos esforços das Universidades estaduais paulistas, nesta 3ª edição revela-se ainda mais fortalecido.
A parceria entre as três Universidades tem aproximado e despertado o interesse de estudantes e pesquisadores de Educação Física para a Ginástica e, assim, elevado o potencial de contribuição da ciência para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no país.
O crescimento da Ginástica Artística e Rítmica no Brasil é fato evidenciado pelos recentes resultados e conquistas do Brasil. E, o destaque internacional consagra-se com a primeira medalha olímpica na história de nossa Ginástica, com o ginasta Arthur Zanetti e seu técnico Marcos Goto. Que estes sejam estímulo e exemplo para nosso país apreciar, acreditar e investir na Ginástica, inclusive no âmbito acadêmico.
Assim, o presente evento propõe um espaço de reflexão e de compartilhamento de conhecimento, inovação, tecnologia e experiência que viabilize a continuidade do processo de desenvolvimento da Ginástica no Brasil. Certamente, ainda há muitas lacunas a serem preenchidas e desafios a serem superados, mas também podemos dizer que estamos avançando.
O que podemos esperar para a Ginástica brasileira nos próximos ciclos olímpicos? Como podemos aproximar os pesquisadores e a ciência ao cotidiano dos ginásios? Quais os benefícios reais dessaaproximação? A missão do SIGARC é aproximar treinadores e pesquisadores, para que compartilhem e se beneficiem mutuamente. Este é um dos caminhos para o crescimento da nossa Ginástica, beneficiando ambos os campos.
Vivemos um momento ímpar para o esporte no Brasil e a Universidade pode, por meio deste relacionamento entre pesquisadores e técnicos, auxiliar no entendimento e na solução de problemas dos ginásios. Nosso intuito é aproximar Universidade e técnicos que, por anos, estiveram distantes, mas, com um objetivo em comum: elevar a qualidade do Esporte. E, o SIGARC pode ser este elo que unirá as partes e facilitará o entendimento mútuo.
Para proporcionarmos um momento produtivo e enriquecedor para todos os participantes deste 3º.SIGARC, convidamos expressões da GA e da GR, figuras que muito nos ensinarão com suas experiências e estudos. Estas personalidades cederam um espaço de sua agenda concorrida e aceitaram nosso convite, pois, entendem que o compartilhamento e a globalização do conhecimento e da experiência é o melhor caminho para o crescimento e aperfeiçoamento.
O SIGARC existe porque nós acreditamos na nossa Ginástica, no potencial dos ginastas, técnicos e pesquisadores e nos benefícios e nas contribuições da Ginástica que, além de trazer medalhas, pode ajudar na construção de uma sociedade melhor.
Agradecemos a sua participação e a colaboração das comissões e de todos que se dedicaram para que a 3ª edição deste evento fosse possível.

Sejam bem vindos ao SIGARC 2012!

Laurita Marconi Schiavon
Marco Antonio Coelho Bortoleto
Myrian Nunomura
Eliana de Toledo
Comissão Organizadora 

Arquivo