Revisão da Educação Olímpica Como Inovação de Sustentabilidade Antes e Depois dos Jogos Olímpicos de 2016
Por Marcio Turini Constantino (Autor), Marta C. Gomes (Autor), Lamartine Pereira da Costa (Autor), Ana Maria Miragaya (Autor), Otávio Guimarães Tavares da Silva (Autor).
Parte de O Futuro dos Megaeventos Esportivos. Inovações Pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 . páginas 380
Resumo
O objetivo deste estudo é discutir a sustentabilidade da promoção educacional dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro numa abordagem prospectiva que considera conhecimentos, inovações e experiências acumuladas no país para o estabelecimento de perspectivas e tendências futuras. Por seu turno, o sentido prospectivo deste trabalho se apoia nas recomendações da Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional que adotou o fundamento da sustentabilidade e assumiu entre suas prioridades a Educação Olímpica para o período 2015 - 2020. A justificativa, no caso, é o risco de decréscimo ou abandono das atuais iniciativas de Educação Olímpica ligadas ao megaevento de 2016 logo após os Jogos, repetindo circunstâncias similares a Olimpíadas anteriores em distintos países.