Resumo


Objetiva analisar dados preliminares acerca da materialidade e da composição do índice temático das edições da Revista de Educação Física publicadas no período entre 1964 e 1985. Posteriormente, pretende-se discuti-los com o intuito de se gerar apontamentos relevantes para o delineamento do estudo do periódico como fonte privilegiada para uma melhor compreensão das orientações oficiais para a prática da Educação Física escolar e suas possíveis relações com o regime ditatorial-militar brasileiro. Para tanto, utilizaremos como principal referencial de análise as diretrizes teórico-metodológicas expressas em Luca (2008). Devido ao baixo percentual de publicações sobre a categoria intitulada “Educação Física Escolar” (0,70%), faz-se relevante, mais do que estabelecermos conclusões definitivas, inserirmos no debate algumas reflexões propostas por Taborda de Oliveira (2001). Ou seja, poderíamos afirmar a existência de um projeto para a Educação Física escolar brasileira, ou se tratava antes, de contemplá-la por dentro das diretrizes de desenvolvimentos dos governos autoritários? A Educação Física escolar teria toda a importância atribuída pela historiografia, sobretudo no que se refere à consolidação do regime ditatorial-militar? Ou seria apenas mais uma das esferas da cultura sobre a qual planejavam os tecnocratas?
 

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