Rio e o País das Maravilhas: Uma Análise do Brasil Sustentável nas Estratégias de Comunicação dos Jogos Olímpicos de 2016
Por Roberta Ferreira Brondani (Autor), José Carlos Marques (Autor).
Em 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O conceito de sustentabilidade foi muito utilizadona divulgação das Olimpíadas de 2016 como uma das maneirasdejustificar o investimento que foi realizado, principalmente, ao afirmar que as benfeitorias ficariam como legado para a população, contribuindo para a inclusão social, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores da capital carioca e de todo o Brasil. Mesmo antes do início das competições já era possível notar que algumas das promessas ficariam apenas no papel, pois não puderam ser concluídas para a realização dos Jogos no país. O objetivo da pesquisa é analisar como a sustentabilidade foi utilizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro,especificamente nos Jogos Olímpicos,em sua estratégia de comunicação, para transmitir a ideia de que os jogos seriam sustentáveis e deixariam um legado positivo para a população